(81) 99135-6966

diversidade.naoviolencia@gmail.com

Sala do Conexões de Saberes,

Pró Reitoria de Assuntos de Extensão.

Universidade Federal Rural de Pernambuco

Sede Recife/Dois Irmãos.

  • Facebook Social Icon
  • White Instagram Icon
  • YouTube - White Circle
  • Twitter Social Icon

inscrição para criar um núcleo de não violência ativa em sua escola

Seleção de Escolas para Formação de Núcleos de Não Violência Ativa da Rede Municipal de Educação de Ipojuca.

Estão abertas as inscrições para o processo de formação de Núcleos de Não Violência Ativa em escolas da Rede Municipal de Ipojuca. Este é um projeto de mobilização socioeducativa que visa criar condições para que as Escolas possam desenvolver ações e campanhas com o objetivo de superar as várias formas de violência dentro e fora do ambiente escolar. 
O Projeto Não Violência nas Escolas está abrindo uma formação para apoiar a formação de 15 Núcleos de Ipojuca através de uma tutoria/acompanhamento de membros do Projeto. 

O processo contará com: três momentos de formação (manhã ou tarde), acompanhamento das ações na Escola através de um(a) tutor(a) e um planejamento humanista ao final com a concretização do Núcleo.

O momento de formação serão apresentados os 6 passos/oficinas para criar um Núcleo.

O acompanhamento com o(a) tutor(a) será construído com cada escola.

O planejamento de ações futuras no Núcleo se dará ao final do processo.

O 3º Encontro de Educação Humanizadora e Não Violência. 

II Marcha Mundial pela Paz e Não Violência (Outubro e Dezembro). 

Das condições de participação

A gestão disponibilizará espaço, tempo de aula, profissionais e estudantes para que o projeto seja implementado na escola. Para que a escola conclua seu objetivo.

O projeto não irá realizar as oficinas nem atividades nas escolas, isso ficará a cargo de um pequeno grupo da escola. Este grupo participará da formação com objetivo de replicar na escola as atividades propostas. Cada Escola terá um(a) tutor para acompanhar o trabalho de criação do Núcleo, e este irá contribuir na superação das resistências, tirar dúvidas e aplicar a metodologia da proposta. 
 

Cada Escola arcará com os custos de participação, pois o Projeto não tem financiamento, é todo colaborativo. A inscrição da escola se dá com a assinatura de anuência da gestão escolar, da coordenação e dos participantes.

O que é esse Projeto?

É um projeto de mobilização socioeducativa que visa criar condições para que as Escolas possam desenvolver ações e campanhas com o objetivo de superar as várias formas de violência dentro e fora do ambiente escolar. 

O que é a Tutoria ? e qual a diferença da formação ?

- A formação será dada a todas as escolas inscritas de forma simultânea, serão dois dias (manhã ou tarde).

- A Tutoria será um acompanhamento personalizado de cada escola, haja vista que há peculiaridades em cada contexto e trata-las de forma singular ajuda a criar algo adequado a cada realidade.

- Cada escola ficará com um membro de referência que acompanhará o processo, em todos os aspectos.

- Será levado em consideração todas as dificuldades que existem no ambiente escolar: desânimo profissional, conflitos externos a escolas que influencias em sala, briga e divisões entre professores(as), conflitos entre estudantes e professores, intolerâncias e preconceitos, vulnerabilidade econômica das famílias, baixo envolvimento da família na escola, conflitos com as famílias, dificuldade pedagógica, geracional ou pessoal em lidar com os novos desafios em sala entre outros.. Não que resolveremos estas questões, mas elas serão parte do projeto de superação, te-las em conta nos ajuda a construir um projeto coerente, adequado, sincero e que aponte ao humanismo.

O que é um Núcleo de Não Violência Ativa em uma escola ?

É um centro de gravidade humanista, que não deixa que conflitos, desanimo e toda sorte de intolerâncias apequenem o ser humano.

É uma equipe que realizará ações e campanhas dentro ou fora do ambiente escolar. Com foco nos conflitos e sofrimentos que afligem a comunidade escolar.

Como participar ?

- Serão formados no mínimo 3 pessoas por escola nos encontros de formação.

- Essas pessoas serão responsáveis pela multiplicação das oficinas e atividades na escola.

- Uma equipe do projeto ficará a cargo de apoiar, tutorar e acompanhar a execução das atividades propostas.

- Será construída uma nova equipe na escola que será responsável pela animação e execução das ações.

- Essa equipe será a base do futuro Núcleo de Não Violência Ativa na Escola

- Esse Núcleo desempenhará um papel importante no combate a violência ao mesmo tempo que criará âmbitos humanistas com objetivos de desenvolver um projeto de influencia da solidariedade, da diversidade e da mediação de conflitos.

- Esse Núcleo atuará na escola, com a comunidade acadêmica, mas nada impede que sua influencia seja ampliada para o bairro ou a cidade em que se situa.

- Com o passar do tempo, além de formar novas gerações de ativistas da não violência este grupo poderá ajudar na formação de novos Núcleos em escolas vizinhas. E assim o sopro da não violência seguirá seu destino.

Quem pode participar ?

Escolas da Rede Municipal de Educação de Ipojuca. A inscrição é da escola e não de indivíduos, se você é professor(a), gestor(a) coordenador(a) e quer participar veja se há interesse da comunidade escolar em participar e criar um Núcleo de Não Violência Ativa. Indivíduos poderão participar com ouvintes e até multiplicadores.

 

Quais temas serão abordados nas oficinas ?

Serão 6 Oficinas que abordam diversas temáticas, são elas:

- Oficina 1. Superando a Violência - Desnaturalização da violência, desbloquear a comunicação com quem nos violenta (sem piorar a situação), pensar formas não violentas de superar os conflitos e ao final uma breve meditação de compaixão.

- Oficina 2. Coerência Humana - Mapeamento das contradições, quando o pensamento vai em uma direção, o sentimento em outra e a ação em uma nova direção ainda, registrando assim a sensação de traição a si própria. A outra metade será para rememorar momentos de coerência e planejamento de ações coerentes para o futuro. Coerência é quando unimos o que pensamos, sentimos e agimos, quando tudo segue a mesma direção.

- Oficina 3. História da Não Violência - Aqui iremos abordar os princípios da Não Violência, as estrategias e táticas não violentas. Vamos conhecer as referências internacionais e nacionais da Não Violência. E como principal iremos buscar os momentos não violentos da nossa cidade, bairro/comunidade, da nossa família e inclusive da nossa vida. 

- Oficina 4. Convergir na Diversidade - Aqui o desafio é duplo, pois mais que reconhecer a diversidade, nesta oficina tem como proposta achar o ponto de convergência de todos os envolvidos. Trabalha com virtudes, empatia e busca valorizar as diferenças em uma época de negação da diversidade.

- Oficina 5. Ação Transformadora - Está é uma oficina ativista, que visa construir uma ação, campanha ou evento com princípios e táticas da Não Violência Ativa. Tratar de alguma violência sem cair em vinganças, denuncismos, monotonia ou na própria violência não é fácil. Aqui experimentaremos uma pequena jornada de construção ativista.

- Oficina 6. Criação do Núcleo, arquitetando um futuro diverso e humanista - Aqui o objetivo é criar uma imagem futura inspiradora. O Núcleo servirá de farol tanto para a comunidade escolar quanto para o bairro onde está situado. Como transformar a realidade ? Como superar a avalanche da violência ? Como desenvolver um projeto humanista de ação, transformando a si e o mundo simultaneamente ? Essas perguntas serão o norte da Criação do Plano de Ação Humanista do Núcleo de Não Violência Ativa da Escola.

Cada Oficina tem um objetivo estratégico, uma proposta pedagógica e uma função na construção do Núcleo. Já o Núcleo terá diversas funções e uma missão, que será criada pela própria equipe que a compõem.

 

Quando e onde serão as formações ?

- A primeira reunião acontecerá no dia 19 de agosto pela manhã e o calendário será apresentado no mesmo dia. Após esta reunião serão 7 encontros de formação, ação e avaliação e todos acontecerão durante o segundo semestre de 2019.

As inscrições vão até a sexta dia 16/08/2019 ou até preenchermos o limite de participantes(15 escolas).

Caso tenha interesse em participar preencha o formulário abaixo.

O resultado da seleção será comunicado por e-mail, telefone ou pelos representantes da Secretária de Educação, no caso a Nucleo de Projeto em nome de Erick. 

Outras informações sobre o projeto: (81) 99135-6966 - Projeto Não Violência nas Escolas